Cuidado com os e-mails falsos

Cuidado com os e-mails falsos

08/01/2018 K2Net Notícias de Ti Segurança 0

O e-mail é uma importante ferramenta de comunicação das empresas: diariamente milhares de mensagens são trocadas, seja com a finalidade de registro, envio de dados, etc.

Porém no meio de toda essa informação de extrema importância e vital para o dia-a-dia, estão os e-mails falsos, responsáveis por golpes e infecções de vírus.

Independente da ferramenta utilizada para leitura dos e-mails, ou mesmo a proteção apresentada (como antivírus, anti-spam, servidores de e-mails, etc), a peça fundamental é a pessoa que está à frente do computador com a decisão de abrir ou não a mensagem.

Citaremos aqui algumas dicas importantes para evitar problemas e prejuízos com a abertura de e-mails falsos:

• Muito cuidado ao abrir qualquer tipo de anexo: não é porque existe um clips indicando que algum arquivo foi enviado que você deva (ou precise) abri-lo;
• Leia o conteúdo do e-mail com atenção, e verifique se o remetente citou o anexo;
• Desconfie de arquivos .zip, .arq, .jpg ou qualquer outro, principalmente se não tiver relação com algo que espera ou com o conteúdo da mensagem;
• O remetente é conhecido? E o assunto do título? Muita atenção, muitas vezes e-mails são enviados de forma genérica para atrair sua atenção;
• Ações judiciais e muitas? A maioria dos órgãos, seja se crédito, judiciais, bancos, etc, não entram em contato pedindo atualização de informações ou de aplicativos por e-mail, desconfie sempre?
• Promoção imperdível? Se algum site encaminha até você uma promoção imperdível, muito abaixo desconfie. E se for comprar algo, não acesse através do e-mail de promoção, acesse o site digitando o endereço da loja virtual e encontre o produto que procura;
• Fique atende aos erros de português contidos nas mensagens: muitos golpes têm grafia muito errada, gerando grande desconfiança;
• Restou alguma dúvida ainda: entre em contato com o remetente seja por telefone, Whatsapp e pergunte se ele lhe encaminhou um e-mail e seu conteúdo – e em último caso, não abra ou entre em contato com o seu suporte técnico (antes de abrir, claro).