Ouvir músicas é um hobby muito comum e existe uma série de maneiras de fazer isso, seja por canções armazenadas diretamente no seu celular e iPod, por programas de streaming online (Spotify, Rdio, Grooveshark etc.) ou por serviços de vídeo (YouTube, DailyMotion etc.).
No entanto, existe uma maneira que é tão simples quanto, porém é menos explorada pela comunidade: streaming por serviços da nuvem. Para essa tarefa, selecionamos três alternativas muito úteis. Confira os detalhes a seguir:
Clementine:
Esse programa funciona da seguinte forma: com o cliente instalado no seu computador você pode acessar o acervo musical da máquina (que é padrão) e também o de algumas opções da internet, como Google Drive, Soundcloud, Skydrive, Box, Spotify, Grooveshark, Last.fm etc.
As opções da internet precisam, na maior parte dos casos, de login, pois o software vai utilizar o acervo do serviço selecionado para reproduzir em tempo real.
DropTunes:
Direcionado para os usuários do DropBox, esse serviço online simplifica o acesso às canções armazenadas e permite uma reprodução instantânea. Basicamente, você precisa identificar as canções que estão em sua conta e iniciar a reprodução.
É importante informar que os formatos suportados são restritos aos MP3, OGG, WAV e M4A, que não existe nenhuma limitação de artista para se escutar e que você precisa fazer login com a sua conta do DropBox para que o serviço funcione corretamente.
Music Player for Google Drive
Como o próprio nome já indica, esse é um player para o Google Drive. Diferente das outras duas opções já citadas no texto, ele é um plugin exclusivo para Google Chrome.
A interface é bem simples e intuitiva, pois mostra com clareza as canções da lista de reprodução, além de ter um consumo muito baixo da memória de seu computador, afetando minimamente o desempenho do navegador. Assim como todas as outras opções, você precisa fazer login com a sua conta no serviço.