No final do ano, todo cuidado é pouco no universo digital

No final do ano, todo cuidado é pouco no universo digital

18/12/2018 Notícias de Ti Segurança 0

É chegado mais um final de ano, hora de nos preocuparmos com presentes que queremos dar aos nossos entes queridos, planejar como será nossa comemoração na noite de Natal e também do ano novo, curtir as festas de confraternizações e para muitos também pensar nas férias que estão por começarem.

Nessa época do ano também a correria é generalizada, seja para organizar tudo isso que citei no parágrafo acima, seja realmente pela demanda que em muitas empresas aumenta. Organizar tudo isso em nossa agenda profissional e pessoal é muito difícil, e nesse momento a desatenção a cuidados essenciais acaba acontecendo.

Você já deu uma olhada na sua caixa de e-mails hoje? Reparou o quanto de “lixo” existe por lá? Além dos anúncios de lojas e produtos, uma enorme quantidade de serviços é oferecida, afinal nessa época do ano geralmente estamos mais generosos pela ocasião, além de muito mais solidários.

Esses são os combustíveis que motivam o crime virtual: além dos produtos e serviços, o que também temos em nossa caixa de e-mails são muitos golpistas prontos para instalarem arquivos maliciosos em nossos equipamentos e roubarem nossas informações.

Querem alguns exemplos reais? Dê uma olhada no seu e-mail e veja se não existe alguma mensagem de alguém encaminhando um curriculum? Ou talvez uma empresa informando que uma conta não foi paga, banco pedindo para atualizar os dados ou baixar nova versão do software de segurança, empresa de aplicativo de transporte (Uber, 99, etc) encaminhando o comprovante da corrida ou até mesmo a polícia dizendo que existe um problema com você (ou na empresa)?

Talvez na correria nem percebemos, mas nós conhecemos aquelas pessoas ou empresas que nos enviarem essas mensagens? Ou nós utilizamos esses serviços que estão nos enviando informativos ou realizando cobranças? Com certeza a maioria das respostas é NÃO, mas por qual motivo mesmo assim nós abrimos essas mensagens e muitas vezes o seu conteúdo? Simplesmente por distração!

Você recebeu o e-mail de uma pessoa com um curriculum, e porque não ajudá-la? Afinal, você conhece alguém que ficou de te enviar um curriculum de emprego? E se conhece, é o nome do remetente da mensagem? Repare que muitas vezes a pessoa não escreve nada de forma direta, ou seja, seu nome ou o nome do remetente por completo, então apague sem peso na consciência.

Bem, eu espero que você não tenha nenhum problema com a polícia, ou mesmo com órgãos específicos como a Receita Federal por exemplo. Mas vou te alertar sobre algo muito importante: a polícia (seja ela de qualquer esfera: Civil, Militar, Federal ou Interpol) não entra em contato com você por e-mail, assim como a Receita Federal ou qualquer outra instituição. Se você precisa se acertar com algo nesse sentido, fique tranquilo a polícia baterá na sua casa ou na sua empresa, munida de mandado de busca ou solicitando que se apresente em local para colher esclarecimentos.

Exemplo de e-mail de boleto: você consegue identificar o nome da empresa ou do devedor? Então com certeza é golpe, apague sem preocupação!

Ah e aqueles recibos? Hoje em dia utilizamos muitos aplicativos diretamente no celular, e cadastramos algum e-mail para que funcionem corretamente. Mas antes de abrir uma mensagem, vamos pensar um pouco: você fez alguma corrida ultimamente? O aplicativo está cadastrado nesse e-mail? As informações contidas no corpo da mensagem são especificamente suas? Se alguma das respostas for negativa, esqueça e apague imediatamente.

Atualmente não é necessário abrir um anexo para que você contamine seu equipamento, basta clicar em um link ou mesmo ler o seu conteúdo. Um dos últimos ataques mundiais a computadores que afetou seriamente a Inglaterra principalmente e também o Brasil aconteceu dessa forma, graças a um “script”, ou código contido no corpo da mensagem que explorou uma brecha de segurança do sistema operacional.

No demais as recomendações de sempre: mantenha seu sistema operacional e programas sempre atualizados, além de contar com software de segurança como firewall, antivírus, antimaware de confiança, instalados, ativos e atualizados.

Boas festas a todos, e um maravilhoso 2019 com muita segurança!

Vitor Garcia*

*fundador e CEO da empresa K2Net Informática e Tecnologia, consultoria em Ti voltada a empresas de todos os portes, oferecendo serviços como suporte técnico, manutenção, administração de redes, segurança de dados e muito mais. Especialista em licenciamento Microsoft e também em segurança de dados e administração de redes.

Mais informações:
http://www.k2net.com.br
facebook.com/k2netinfo
instagram.com/k2netinfo