Pronto para 2019?

Pronto para 2019?

30/10/2018 Segurança Windows Server 0

A eleição presidencial acabou, então é chegada a hora de perguntar: você está pronto para 2019? Essa pergunta não tem nenhuma relação com o cenário político do nosso país, mas sim em relação a segurança da informação de sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando sobre o que estou falando: que negócio é esse de segurança, se está tudo funcionando bem, não é mesmo? Com certeza você tem (ou pelo menos, sabe que precisa) um bom antivírus, roteador atualizado e seguro, firewall, etc. Então, porque se preocupar com isso, está tudo OK, não é mesmo?

Infelizmente a resposta é: NÃO.

A parte de segurança da informação, principalmente dentro de uma corporação onde diferentes tecnologias são encontradas é um fator muito importante é que necessita de constante atenção. E o real motivo da pergunta no título desse texto refere-se principalmente a parte dos servidores da sua empresa.

A partir do meio de 2019 (julho para ser mais exato) a Microsoft deixa de fornecer suporte ao Windows Server 2008, um dos mais famosos e utilizados sistemas operacionais de servidores do mundo. Muitas empresas não realizaram a migração desse sistema operacional para as versões mais novas (2012, 2016 e recém-lançada 2019) por diferentes motivos, como custo, necessidade de atualização do hardware utilizado ou mesmo de necessidade de atualização da aplicação (software) utilizado na empresa.

Enfim, independente do motivo chegou a hora de realizar um estudo na sua empresa e correr atrás antes que o prejuízo seja muito grande. Quando a Microsoft deixar de dar suporte ao sistema operacional (no caso o Windows Server 2008 em todas as suas versões), ela não mais desenvolverá atualizações de segurança, e com isso o sistema passa a ficar vulnerável a ataques. Sinceramente os últimos casos de ataques que tenho observado são sempre com o Windows Server 2008, mesmo estando atualizados, com antivírus, firewall, etc. Pode até ser coincidência de serem casos que tenho observado e chegado ao meu conhecimento, mas é importante trabalhar na migração desse sistema operacional para que os problemas sejam minimizados.

Uma paralização inesperada de um servidor, dependendo do tamanho da corporação pode demorar horas ou até dias para que seja retomada a normalidade. A conta que peço para que meus clientes façam é simples: quanto tempo parados conseguem ficar sem afetar o seu negócio? Essa é a conta que deve ser verificada.

Vírus e ataques, inclusive com criptografia de dados são mais constantes do que parecem. O backup é inevitável (quantas cópias de segurança você tem? Isso vamos falar em outro artigo), mas muitas vezes a restauração da sua estrutura é lenta, e assim somam-se os prejuízos de ficar sem sua empresa funcionar corretamente.

Pense nisso, você está pronto (e seguro) para 2019?


A K2Net Informática e Tecnologia juntamente com seus parceiros e fornecedores está pronta para atender as necessidades das instituições no prazo determinado: consultoria técnica, projeto e administração de redes, venda de equipamentos, fornecimentos de suprimentos e muito mais.

Entre em contato conosco, apresente seu projeto e solicite aos nossos especialistas um plano de ação imediato.

Podemos agendar uma visita em sua empresa e realizar uma análise de segurança gratuitamente, fale conosco.

Sou Vitor Garcia, formado em ciências da computação, atuo na área de tecnologia desde 1.997 e sou especialista em consultoria, servidores e licenciamento Microsoft.

Sócio-fundador da K2Net Informática e Tecnologia, empresa de consultoria empresarial na área de Ti no mercado desde 2.003, especializada em anteder suas necessidades técnicas de forma eficaz, segura e personalizada para que seu negócio possa desenvolver todo seu potencial.

Saiba mais sobre nossa empresa acessando nosso site (http://www.k2net.com.br), nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/k2netinfo/) ou ainda pelos telefones (11) 2084-6040 / 2084-6055 ou WhatsApp (11) 97311-7905.